O mês de julho é dedicado à prevenção das hepatites em todo o Brasil e no mundo. O município de Barbalha também desenvolve trabalhos nesse sentido que são intensificados durante a campanha “Julho Amarelo”. A Secretaria de Saúde do município disponibiliza atendimento especializado a toda a população nos Postos de Saúde da Família (PSF), no sentido de orientar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.

 

A intenção é conscientizar a população sobre as hepatites virais, que têm se configurado como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Diante disso, as unidades básicas de saúde estão promovendo por todo mês campanha de conscientização para os pacientes que buscam por atendimento, com orientações sobre a doença, imunização e realização do teste rápido detecta hepatites, além de HIV e sífilis.

 

Existem hoje cinco tipos de hepatites A, B, C, D e E que podem ser prevenidas com medidas como lavar sempre as mãos, consumir água tratada, alimentos bem lavados ou cozidos, uso do preservativo, não compartilhar objetos pessoais como lâminas, alicates ou qualquer tipo de equipamento que possa gerar contaminação sanguínea.