Os estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Barbalha realizaram a oitava edição da “Provinha Barbalha”, a última de 2018. A avaliação ocorreu nessa quarta-feira, dia 31, para alunos do 2º, 3º, 5º e 9º anos nas unidades escolares. Mais de 3.220 estudantes participaram dessa edição.

A intenção é avaliar o desempenho dos estudantes e prepará-los para a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que será aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).Em novembro, os estudantes serão submetidos ao Spaece – Sistema Permanente de Avaliação da Educação no Ceará.

A Provinha Barbalha foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, como forma de monitorar o nível de aprendizado dos alunos. Um grupo interno da Secretaria de Educação aplica e avalia os resultados. Conforme as carências apresentadas, os estudantes recebem reforço mais concentrado naquela área.

O titular da pasta, Boaz David, avaliou como um sucesso o desempenho dos estudantes de Barbalha nas avaliações dos governos do estado e federal, como o Spaece e a Provinha Brasil.