Nesta sexta-feira, 14, a Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, realizou o segundo módulo da Jornada Barbalhense de Humanização, com o tema “Atendimento ao cidadão”. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri, e reuniu profissionais da saúde do município, no intuito de oferecer ferramentas que melhorem o atendimento à população.

A master coach Magda Araujo proferiu palestra sobre autorresponsabilidade, suscitando reflexões acerca de assuntos pessoais que podem refletir no ambiente de trabalho. “Os profissionais da saúde são aqueles que lidam com pessoas que estão debilitadas, seja com a saúde física ou emocional. E para que possam exercer o trabalho com excelência, eles têm que estar com a saúde alinhada, para ter a verdadeira compaixão pelo outro”, afirmou ela.

Num momento de prática, os participantes usaram o Mapa de Autoavaliação Sistêmica – material entregue no ato da inscrição –, uma das ferr

amentas do coach para identificar pontos da vida pessoal que merecem atenção maior. A partir do trabalho no Mapa, é possível traçar um plano de ação e, assim, iniciar mudanças necessárias.

A coordenadora da Atenção Primária, Aline Alencar, falou sobre desafios do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a política de humanização proposta pelo Ministério da Saúde.

Ao final do evento, os participantes ficaram responsáveis por desenvolver uma atividade externa, que consiste na leitura do atendimento feito aos diversos tipos de pacientes.

Esse é o segundo momento da Jornada, que apresentará, ao todo, cinco módulos. O próximo encontro será na próxima sexta-feira, 21 de setembro.