Com uma palestra bem diferente das usuais, sobre a Felicidade e tudo que a envolve, foi aberta, na manhã desta quinta-feira, 16, a Jornada Barbalhense de Humanização da Saúde, no auditório da UFCA. O palestrante também com perfil diferenciado. Além de médico renomado, o Doutor Perboyre Lacerda Sampaio é inventor e poeta. Foi um momento de reflexão, de ensinamentos e também de boas “tiradas” que levaram o público ao aplauso e ao riso. O evento faz parte das comemorações dos 172 anos de emancipação política de Barbalha, que se encerram amanhã, 17 – Dia do Município.

A secretária de Saúde, Pollyanna Callou, abriu o encontro destacando o fato de o palestrante ser “referência em acolhimento e humanização dos serviços de saúde”. Disse que, com o jeito simples de ser mas com muita sabedoria, ele “nos trará muitos ensinamentos” para aplicarmos no nosso dia a dia. Pollyanna lembrou que o módulo de hoje integra um curso reunindo todos profissionais da área, com módulo mensal, durante os próximos 3 meses. “Tudo foi preparado com muito zelo, no sentido de que obtenhamos o máximo de conhecimento”, frisou a secretária.

Em sua palestra, o Doutor Perboyre expôs a felicidade a partir de pilares, como o altruísmo, a humildade, flexibilidade, leveza e a alegria de viver. “Tudo isto envolve aprendizado, convicção, determinação e ação”, destacou, acrescentando que todos, independentemente de suas diferenças, devem se respeitar e ser tratados com dignidade. Uma recomendação implícita para o exercício de funções relacionadas à prestação de serviços em saúde.

O prefeito Argemiro Sampaio reconhece a necessidade de melhorar o atendimento à comunidade e fez um apelo para que todos os profissionais de saúde “respirem humanização”, uma vez responsáveis pelo bom acolhimento e uma relação de respeito entre as pessoas. “É com essa vontade de entender melhor e ajudar o próximo que estamos promovendo a jornada, momento único para o aperfeiçoamento do atendimento aos barbalhenses que buscam os nossos serviços”, concluiu.