A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira (06) a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (Paralisia Infantil). A meta é vacinar 95% do público alvo, crianças de um a cinco anos. A ação está alinhada à campanha nacional de vacinação que ocorre em todos os municípios até o dia 31 de agosto.

 

O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 17 de agosto, quando os postos de saúde e pontos de vacinação estarão abertos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

 

A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

 

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias