O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Dessa forma, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Barbalha pede a toda população que sempre que houver casos de violência contra idosos sejam denunciados. Há diversos tipos de violência: Física, sexual, econômico-financeira e patrimonial, negligência, psicológica.

A denúncia pode ser feita direto ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, localizado na Avenida Pio Sampaio, Nº499, Bairro Cirolândia, que é também o endereço da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, na rua Raul Coelho Correia, S/N, Bairro Santo Antônio.

O Disque 100 também pode ser utilizado para denúncias anônimas, ou seja, nos casos em que o denunciante não precisa se identificar.