A Prefeitura de Barbalha realizou treinamento de profissionais visando o combate ao tracoma no município.  O treinamento foi realizado na Escola Técnica do SUS – Antônio Marchet Callou, nos dias 26 e 27 de abril, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, junto aos profissionais de combate às endemias e agentes saúde. A intenção é colaborar para o cumprimento da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem o objetivo de eliminar o tracoma como causa de cegueira até 2020.

 

A iniciativa da Secretaria de Saúde visa capacitar os profissionais sobre os procedimentos que devem ser adotada para atendimento a população no combate a doença. Ao todo, 16 profissionais participaram do processo, sendo 11 Agentes Combate as de Endemias (ACE) e 5 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 

A Secretaria de Saúde do Município chama a atenção sobre a necessidade da participação popular para as atividades de combate às verminoses, hanseníase e tracoma que estão sendo desenvolvidas junto à comunidade escolar, com reflexos diretos na vida dos barbalhenses.