Lançado na manhã desta sexta-feira, dia 01, em Barbalha, o projeto Identidade Jovem (ID Jovem), que contou com a presença do adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Saulo Espinela, ao lado do prefeito Argemiro Sampaio. O projeto beneficia jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos com a identidade digital, através do número do NIS.

A ação faz parte da Secretaria Nacional de Juventude em parceria com as Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) dos municípios que abraçaram o projeto. Para participar, os municípios terão que estruturar o setor junto a STDS para absorver a demanda. Em Barbalha, uma equipe está disponível para orientar os pretensos participantes.

Os benefícios são desde ter direito à meia entrada em cinemas, teatros e shows a passagens em viagens interestaduais em ônibus, podendo chegar à gratuidade da viagem. Isenção do pagamento de vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também são benefício para quem estiver inserido no ID Jovem.

Para o prefeito Argemiro Sampaio, esse é um meio de inserir jovens em uma condição de acesso aos equipamentos de cultura e lazer, o que acaba provocando o estímulo dos jovens ao conhecimento mantendo-os livres do acesso as drogas e delitos.

O secretário Espinela destacou que membros de sua pasta e Ministério Público dos Estados já estão atuando para assegurar as gratuidades promovidas pelo programa junto às empresas e entidades que façam parte do leque disponibilizado aos jovens.

Os barbalhenses que queiram fazer parte do programa devem baixar o aplicativo do “ID jovem” e se dirigir ao setor de juventude da STDS, no Parque da Cidade.