Acontecem, por toda esta terça, 14, na Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação), em Barbalha, atividades relacionadas ao Dia Mundial do Diabetes com atendimento nutricional, teste de glicemia, aferimento da pressão arterial e massoterapia. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do município.

Para Mário Barreto, um dos cidadãos atentidos, receber as orientações da nutricionista é de fundamental importância. Juntos, profissional e paciente formularam o plano nutricional, através da tabela contendo alimentos de alto, médio e baixo índice glicêmicos. As recomendações auxiliam as pessoas diabéticas a escolherem alimentos mais saudáveis.

A nutricionista Janaína Mariano ressalta que a orientação alimentar se apresenta como um dos principais passos para controle da glicemia e combate da doença. O evento tem continuidade na tarde de hoje, a partir das 14 horas, com uma palestra sobre Alimentação Saudável, que acontecerá no Centro de Apoio ao Idoso, localizado na Rua Neroly Filgueira, em frente à Praça da Estação.