Este dia 24 outubro foi marcado por uma caminhada junto à população barbalhense para destacar a importância da prevenção contra o câncer de mama e colo uterino. A manifestação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Município e contou com a participação do médico mastologista Alberto Callou Jr, que ministrou palestra sobre os temas da campanha do Outubro Rosa.

 

A caminhada saiu do Largo do Rosário e percorreu diversas ruas da Cidade com faixas, cartazes, camisas e um grupo de comediantes, chamando a atenção da sociedade para a campanha. As mulheres foram recepcionadas no Centro Materno Infantil com manicure, corte de cabelo e tratamento de beleza oferecidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

 

Para a secretária de Saúde do Município, Pollyanna Callou, a intenção é promover o conhecimento para estimular o autoconhecimento das mulheres sobre seu corpo. Chamou a atenção, ainda, para as ações que promovem a valorização da mulheres. “Mesmo tendo jornadas triplas, elas têm que entender que se cuidar é essencial”, destacou Pollyanna.

 

Após a caminhada, a população pode tirar a dúvidas sobre o tema com o especialista na área, médico Alberto Callou Jr. Ele alertou para a importância da continuidade desse tipo de trabalho. “Essa ação é de extrema importância. Temos que desenvolvê-la de forma constante”, disse o médico.

 

A campanha Outubro Rosa segue até o próximo dia 31. O município de Barbalha, entretanto, desenvolve a prevenção e a saúde da mulher de forma continuada por meio das Agentes Comunitárias de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família. A partir do dia 1º, uma nova mobilização será realizada com a campanha Novembro Azul, que aborda a saúde do homem.