A gestão municipal de Barbalha está promovendo diversas atividades, chamando a atenção para a saúde da mulher, no mês em que é desenvolvida a campanha ‘Outubro Rosa’. As ações são promovidas pela Secretaria de Saúde a fim de garantir que as mulheres do município realizem os exames de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama.

 

Durante este mês em que as atenções estão voltadas para a campanha, será realizada uma palestra com o médico mastologista Alberto Callou, após uma caminhada que ocorrerá no dia 24. Haverá ainda rodas de conversas, conversas individuais e várias atividades para chamar a atenção da sociedade quanto à importância de prevenção doenças, como o câncer.

 

As equipes de Saúde da Família estão buscando as mulheres nas faixas etárias dentro do que preconiza o Ministério da Saúde para que elas possam ter o devido cuidado com a prevenção. De acordo com a enfermeira e coordenadora do setor, Aline Alencar, Barbalha acentua a atenção neste mês, mas o trabalho é desenvolvido durante todo o ano.

 

Os exames são realizados na Policlínica a partir dos encaminhamentos das equipes de saúde da família. Sendo uma referência no setor de oncologia, Barbalha dispõe de uma rede de atendimento especializado, o que garante mais qualidade no atendimento uma vez diagnosticada alguma anomalia nos exames.