Cerca de 2.500 alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental participaram, nessa terça-feira, 3, da última edição de 2017 da “Provinha Barbalha”, antes das avaliações estadual e federal sobre o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino. Com os bons resultados se concretizando, os servidores podem receber bonificação de até 45% sobre o próprio salário.

O exame serve como preparação às avaliações da “Provinha Brasil” e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), que serão aplicadas em 23 de outubro e 20 de novembro, respectivamente. A intenção é mapear as dificuldades de cada estudante, o qual passa a ter acompanhamento específico.

Para cada turma na escola que alcançar a meta de pontuação estabelecida pelo município, será dada bonificação de 15% sobre o salário. “Se em um colégio, uma turma bate a meta, todos os servidores recebem 15% a mais no salário. Se as três turmas avaliadas batem a meta, essa bonificação será de 45%”, destacou o secretário de Educação de Barbalha, Boaz David.

O projeto de lei que garante a bonificação já foi aprovado na Câmara de Vereadores. Todos os servidores das escolas receberão, proporcionalmente, as gratificações, caso as metas sejam alcançadas. A expectativa é que na folha subsequente ao resultado do SPACE, o pagamento já seja realizado.