A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 29, um momento de palestras sobre saúde e direito do idoso. As atividades, que foram desenvolvidas através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), contaram com a participação de profissionais da saúde e da área jurídica. O evento promoveu também um diálogo entre os idosos e o vice-prefeito Ernandes Garcia, que ouviu os pedidos e demandas de todos os presentes.

Para o aposentado Miguel Desidério, a realização de palestras como esta é importante para que se sintam informados e atentos quanto à forma como são tratados pela família e pelas pessoas em geral.  O momento foi oportuno para que os idosos tirassem suas dúvidas em relação a direitos básicos, como gratuidade em transportes públicos e promoção da saúde. Segundo a enfermeira e palestrante Rachel Oliveira, os cuidados com a saúde devem ser dobrados na fase idosa, pois o corpo e a mente se sentem mais desgastados e apresentam sinais de alerta. Para a palestrante, envelhecer com saúde é um direito fundamental.

Além do momento promovido no CRAS Santo Antônio nesta sexta, a semana foi marcada por outras atividades em prol da valorização da pessoa idosa. Na última terça-feira, 26, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social realizou uma palestra ministrada pela assistente social Maria de Lourdes e a advogada Thamires Alves Dias, no distrito de Arajara. Na oportunidade, enfatizaram os direitos e leis relacionados à pessoa idosa. Ainda no evento, a conselheira Susane Pereira Rolim falou sobre as atribuições do Conselho e houve entrega de brindes, cestas básicas e café da manhã.