Ações, como o programa “Mais Saúde”, desenvolvidas pela Prefeitura de Barbalha são referências para outros municípios brasileiros. Durante toda essa quarta-feira, 27, uma comitiva de Paulo Afonso – Bahia esteve na cidade, buscando informações sobre a gestão dos setores ligados à saúde.

Os visitantes foram recebidos na sede do Executivo, pelo prefeito Argemiro Sampaio, o médico Rommel Feijó e a secretária de Saúde do Município,  Pollyanna Callou, além de representantes dos hospitais e da Faculdade de Medicina que funcionam em Barbalha.

Paulo Afonso tem 120 mil habitantes e, de acordo com os representantes da equipe baiana, a intenção é tornar eficaz a prestação dos serviços médicos, através dos exemplos de Barbalha, proporcionando um atendimento ágil aos seus cidadãos que necessitam do SUS.

Para o cirurgião-dentista e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paulo Afonso, Guiarone Garibald, o que motivou a visita da comitiva ao município é o fato de Barbalha ser uma referência em políticas públicas e estrutura na área da saúde.

O prefeito Argemiro Sampaio, além de destacar o Mais Saúde, que acabará com filas na atenção básica, deu outras boas notícias: com o fim da greve e as verbas destinadas aos hospitais,  já não há mais espera para cirurgias oncológicas e houve redução considerável das demais demandas cirúrgicas.

Os visitantes convidaram a equipe barbalhense para treinar os profissionais do seu município, quando da implementação de ações similares. A secretária Pollyanna Callou disse que aguarda o convite oficial para que possa levar a outros estados o exemplo de gestão em saúde de Barbalha.