Na tarde desta quinta-feira, 14, a Secretária de Saúde de Barbalha promoveu uma palestra para tratar sobre o tema ‘prevenção do suicídio’, no auditório da Universidade Federal do Cariri – Campus Barbalha. O nono mês do ano é marcado mundialmente como Setembro Amarelo, cor que representa a luta pela vida.
A palestra tratou sobre a necessidade de tratar e discutir saúde mental em prol da valorização da vida. O momento teve como palestrantes a Psicóloga Moema Alves Macedo, Dr. Ivancildo Costa Ferreira e a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Paulo Duarte Sampaio (CAPS III), Liliane Maria Saraiva.
De acordo com o Dr. Ivancildo Costa Ferreira, identificar os transtornos mentais e tratá-los se faz importante porque a maioria dos casos de suicídio advém de problemas mentais negligenciados.
É preciso estar atento aos sinais. O suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 13 a 29 anos. Assim como todos os casos de saúde pública, esse também requer ações de prevenção e orientação.
A Secretaria de Saúde de Barbalha, através do CAPS III, vem desenvolvendo atividades de prevenção durante todo o mês, de modo a alertar a população sobre esse grave problema social.